Nasceu mais um Blogue, desta feita dedicado à madeirense CART 2732 (*) e aos seus ex-combatentes, que ao longo de 22 longos meses permaneceram e defenderam a povoação e aquartelamento de Mansabá. Além das suas funções de tropa de quadrícula, intervieram nas inúmeras Operações que se desenvolveram pela Região do Óio muito para além da sua Zona de Acção limitada a Norte pelo Bironque, a Oeste por Mansodé, a Sul por Mamboncó e a Leste por Manhau, quer enquanto sob o Comando do BCAÇ 2885, quer já sob o comando do COP 6, durante e após a construção do troço da estrada Bironque/K3, que fazia parte do itinerário que ligava Bissau/Mansoa/Mansabá/Farim numa extensão de quase 100 quilómetros, totalmente alcatroada. Ficou a ser porventura uma das vias de comunicações rodoviárias mais importantes da Guiné, por atravessar zonas sensíveis como o corredor do Morés, por exemplo.No Blogue da CART 2732, pode-se ler já um trabalho publicado, com as Actividades mais importantes desta Unidade.Estando ainda este Blogue nos seus primeiros passos, o seu criador, o nosso camarada e tertuliano Inácio Silva (**), com as qualidades que lhe reconhecemos de homem interventivo e actuante, não deixará de o manter vivo e interessante.Convido toda a tertúlia para ver esta nova página em cart2732.blogspot.com/ .
***
O Autor agradece o comentário do camarada e amigo LUÍS GRAÇA, baseado em consolidados conhecimentos do território da GUINÉ e, curiosamente, também, da actividade da CART 2732, aqui tão bem explanados.
ResponderEliminarNão posso deixar de referir que o LUÍS GRAÇA, coadjuvado pelo CARLOS VINHAL, pelo VIRGÍNIO BRIOTE e pelo HUMBERTO REIS, desenvolveu um blogue, maioritariamente, dedicado a temas da guerra na GUINÉ, relativo ao período em que decorreu a Guerra Colonial, que é já o maior livro aberto e gratuito, publicado na Internet.
Estou convencido que o blogue do Luís Graça está a fazer história e há-de ser um sítio em que os historiadores irão, necessariamente, colher informação.
fiquei surpresa em achar o nome de meu tio em seu blog.
ResponderEliminarMeu tios e pai participaram da Guerra na Angola os dois Madeirenses enviarei-vos um e-mail, um é de seu grupo Dionildo Viveiros Pestana do Vale vive em Venezuela
Claudia Abreu do Vale